A tão sonhada chegada do bebê está se aproximando e com esse momento surgem os preparativos e dúvidas para a confraternização do chá de bebê ou chá de fraldas: O que fazer? Quanto gastar? O que pedir? Quem convidar?
São dúvidas frequentes tanto de mamães de primeira viagem quanto de mamães mais experientes, como é o meu caso (mamãe de três lindas bebês).
Criei esta postagem com a intenção de compartilhar minha experiência com vocês, tirar algumas dúvidas e dar algumas dicas para tornar esse momento tão especial inesquecível.
Confira:
1º - Chá de bebê ou chá de fraldas? Qual é a diferença entre os dois?
Querido leitor (a), o propósito de ambos é o mesmo, a diferença está no que pedir. O chá de bebê tem a composição de sua lista mais ampla, com mais itens, como roupas, acessórios e até mesmo móveis para o dormitório do bebê, carrinho de passeio, bebê conforto, cadeirinha de papinha, etc. O problema é que com a situação financeira do brasileiro cada vez mais complicada, esse tipo de lista acaba se tornando muito cara e para alguns até "constrangedora", assustando os possíveis convidados. Imagine você convidar alguém muito especial e esse alguém não puder estar presente porque não tinha condições financeiras presentear o seu bebê com um presente mais caro? Chato né? Mas acontece. Então, todo cuidado é pouco, muito pouco.
Para minimizar tais efeitos surgiu o chá de fraldas. Semelhante ao tradicional chá de bebê, esse tipo de evento tem na composição de sua lista somente fraldas. Você pode abusar na quantidade, afinal de contas um bebê gasta muita fralda na média de um período de dois anos. Mas precisa tomar cuidado com os tamanhos a pedir. Dois ou três pacotes de fralda tamanho RN (recém nascido) são suficientes. O bebê dentro do primeiros dias de vida se desenvolve rapidamente e logo passa para o tamanho P (pequeno). O tamanho P de fraldas também não deve ser pedido em excesso, veste até aproximadamente 6kg (Pampers), podendo ser encontrado em padronagens menores em outras marcas de fraldas. Por tanto, nada de abusar da fraldas tamanho P. Contabilize a quantidade de convidados e reserve mais ou menos 20% dos pedidos de fraldas para este tamanho. Outro detalhe: Ao longo das visitas que farão ao bebê muito possivelmente você irá ser contemplada com fraldas tamanho P. Existem pessoas que ao irem visitar nossos babys, não sabem com o que presenteá-lo e nos dão fraldas. E nem gostamos né? Nesse período, toda fralda é muito bem vinda.
2º - O que pedir?
Esperando a Ana Luísa, quando fiz o chá de fraldas dela em janeiro/2012 eu juntei o útil ao agradável: Pedi junto com as fraldas produtos de higiene e limpeza da marca Johnson's Baby como lenços umidecidos, cotonetes, algodão, sabonete glicerinado, shampoo e condicionador , óleos, loção antimosquito, talco, loção hidratante, produtos hora do sono também da marca Johnson's Baby e a famosa e tão necessária pomada contra assaduras Hipoglós (que eu como mãe há mais de 18 anos não troco por nenhuma outra semelhante. Sem dúvidas é a melhor).
Resultado do meu chá de fraldas: Muitos amigos presentes e fraldas que a Ana Luísa com um pouco mais de um aninho hoje em dia continua a usar. O guarda roupa dela na parte superior ainda está lotado de fraldas tamanho G. Graças a Deus e aos meus amigos.
Outro detalhe: Não tenha medo ou vergonha de pedir a marca de fraldas de sua preferência. Isso serve também para os produtos de higiene e limpeza, para quem for fazer assim. Pedindo a marca de sua preferência você minimiza os riscos de ganhar produtos e fraldas que jamais irá usar assim como torna todos os presentes recebidos no dia iguais, ou seja, nenhum convidado vai sair do seu chá de fralda com a sensação de que deu algo inferior ao do outro convidado. No chá de bebê da Ana Luísa, foram solicitadas fraldas das marcas Pampers, Johnson's e Turma da Mônica, por se tratarem das três melhores marcas de fraldas do mercado, com menores possibilidades de dar algum tipo de alergia ao bebê.
3º - Decoração. O que fazer?
Isso sim é um grande problema. Planejar a decoração do chá de bebê. Um ano depois que a Ana Luísa nasceu tenho visto que mais pessoas e empresas tem se preocupado com o tema. Quando estava grávida e planejei fazer o chá de fraldas dela, não foi bem assim. Em casa de festas não achei nada a não ser o painel de TNT (com muito custo). Na feira de bebê e gestante aqui da cidade de Niterói que acontece no Colégio Salesiano (BabyNit), uma empresa me pediu quase dois mil reais para fazer a decoração mais as lembrancinhas para o número de convidados que eu queria, superior a 50 pessoas. Olhei, olhei, analisei e como sou adepta do faça você mesmo, pronto. Resolvi fazer eu mesma. E com 1/4 do orçamento que haviam me pedido, montei a decoração do meu chá de fralda com as lembrancinhas.
Com um pouquinho de imaginação e toque feminino maternal, conseguimos customizar a decoração do nosso chá de fraldas ou chá de bebê. Com uma mesa, uma bonita toalha, um painel, bolas de encher, tubetes com balas, jujubas ou o doce que você preferir, latinhas com rótulos recheadas de balinhas, doces da época de criança como sorvetinho de maria-mole, suspiros, pirulitos, enfeites de mesa, caixa surpresa para bolo, enfim, tudo é válido para tornar esse momento tão especial um momento inesquecível.
Mas se você não for do tipo "faça você mesma", me chama que por um valor que cabe no seu bolso eu vou te ajudar, ok? rsrsrsrsrs
4º - Quem convidar?
Primeiramente, faça um orçamento do quanto pode gastar com decoração + alimentação e então faça a lista de convidados respeitando esse orçamento. Não adianta pagar por um bolo de até 50 fatias e convidar 100 pessoas, certo? Por isso esses cálculos são mais do que necessários.
No demais, as pessoas que são convidadas para chá de bebê ou chá de fraldas geralmente são as mesmas que acompanharam a sua história sentimental, ou seja, torceram pelo casal ainda no namoro, estiveram presentes no noivado, casamento. Sem contar familiares e amigos mais íntimos.
Desse total, entre 10 e 15% irão faltar, mas estejam preparados com lembrancinhas de sobra para o caso daquele amigo ou amiga que resolve levar junto mais um amigo...
5º - O Horário e Duração.
Fundamental a escolha do horário. Fator determinante para saber se o seu evento terá ou não sucesso. Chás de bebê ou de fraldas não podem ser muito tarde, mas também não devem ser cedo demais. O aconselhado é que seja em dia de sábado e por volta das 17:00h (horário normal). Nesse horário, quem trabalha aos sábados geralmente já se encontram em casa (grande maioria), o sol e o calor já estão mais amenos. Como a mamãe já está quase em fim de gestação, o cansaço é maior, o calor é imenso e o inchaço incomoda bastante. Então para que não se torne cansativo nem para a mamãe nem para os convidados, o ideal é que esse tipo de evento tenha a duração máxima de 3 (três) horas. Cuidado com o horário de verão, quando o chá deve ser realizado um pouquinho mais tarde, por volta das 18:00h.
Por que não em dia de domingo?
Os eventos em dias de domingo tendem a serem realizados mais cedo para que os convidados e os anfitriões possam chegar em casa, descansar e se preparar para a rotina de segunda-feira, dia de trabalho. A maioria das pessoas não gostam de sair domingo devido a vários compromissos, inclusive os compromissos religiosos e preferem descansar em família se preparando para a labuta na segunda. Se a sua intenção é reunir o máximo do números de amigos que possui, fique atento a essa dica. Mas se não tiver jeito, o único dia que tiver disponível for domingo, programe-se.
6º - O que servir?
Bom, aí depende muito de muita coisa: estação do ano, local da festa, convidados, familiares, horário, enfim, vários fatores influenciarão no que servir no chá de bebê ou chá de fraldas.
Para dias mais quentes, refeições mais leves, maior quantidade de bebidas, como água, refrigerantes, sucos. Salgadinhos são bem aceitos em qualquer época do ano, evitando-se os de camarão que possuem facilidade em estragar com o calor. Para os amantes da velha e famosa "torta salgada", procure fazê-la sem maionese para diminuir os riscos de azedar. Existem várias receitas substitutas das tortas com maionese para a torta sem maionese. Respeitando-se essa variação, a torta salgada também cai bem em qualquer ocasião. Cupcakes estão em alta para esse tipo de evento.
Para estações mais frias, podemos abusar um pouco de caldos verdes, sopas, tábuas de frios, com variedade de queijos, salames, pães e pastas. Chás de bebê ou fraldas realizados durante o dia exigem quantidade maior de bebidas.
Para customizar com o bolo você pode adotar o famoso bolo de corte e enfeitar a mesa com falso bolo ou caixa de bolo decorada. A vantagem para esse tipo de escolha é que você mesma pode fazer o bolo em casa, colocar o recheio de sua preferência e já deixá-lo todo partido para o momento de sua distribuição, pois esse tipo de bolo não fica em local visível e é bem mais prático.
Servir bebida alcoólica ou não?
Mamãe consciente sabe que não deve ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez e amamentação, certo? Sem contar o desconforto que para algumas mulheres grávidas é o fato de sentir cheiro de álcool. Por isso não recomendo tal prática. Quem quiser estar junto nesse momento tão especial saberá respeitar o "estado interessante" da anfitriã e a decisão da mesma de não servir bebida alcoólica. Deve-se ainda levar em conta os demais convidados e o local da realização do evento. Imagine se for no salão de festas de uma igreja? Apesar de estarem presentes amigos e familiares que bebem, devemos respeitar o local, ou então ainda que não seja em um templo religioso, mas o seu evento será composto por pessoas que bebem e outras que não bebem. E menos é mais. É melhor pecar pelo zelo do que pela falta deste.
7º - Convites ou lista?
Particularmente eu prefiro convites individuais. As listas nem sempre dão certo. Acabam em sua maioria permitindo que itens sejam dados duplicados e que saiam sempre na frente os itens mais baratos.
Prefiro os convites individuais. Além de mais bonitos, os convidados se sentem mais agradados, mais agradecidos por nos lembrarmos deles, afinal de contas, convite é algo pessoal e intransferível, já a lista não. A lista é geral para aqueles que tanto você convida tanto para aqueles que querem participar.
Sugiro que você faça uma lista do que deseja ganhar e de acordo com a situação financeira de cada convidado, personalize o seu convite. Desse jeito, não tem erro.
No meu exemplo, como fiz o chá de fraldas junto com itens de higiene e banho, fiz o seguinte: Comprei pacotes de convites prontos de chá de fralda na cor em que iria realizar a decoração (coloridos). Depois, coloquei o nome do convidado no espaço reservado para o nome, endereço do evento, horário, fui preenchendo e quando chegou no item o que levar, coloquei: "um pacote de fraldas tamanho M + um pacote de lenço umidecido" - exemplo - "um pacote de fraldas tamanho P noturna + um shampoo Johnson's Baby" - outro exemplo, e assim por diante. Observando que antes, na parte superior do convite eu fiz uma observação em todos eles: Fraldas das marcas Pampers, Johnson's ou Turma da Mônica.
Mais certo não poderia ter dado.
Obrigada pelo carinho de sua visita.
Andréia Miranda
Dúvidas? Mande um e-mail para niteroiartesanatoecia@gmail.com que terei o maior prazer em respondê-los e ajudá-los.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, dúvidas ou sugestões. Mas lembre-se: "gentileza gera gentileza" e isso se aplica ao mundo dos blogs também!