Anúncios Relevantes

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Faça Você Mesmo (DIY): Frontline caseiro contra pulgas e carrapatos

Seu Pet está preparado para o verão? E você? Com a aproximação do verão, tradicional época de pulgas e carrapatos, nós, donos de pets sofremos muito com os efeitos de uma infestação nos nossos queridos bichanos. Saiba como se prevenir desse mal com uma receitinha caseira, prática e barata que eu mesma já testei no meu cão, o Teddy; a dica de DIY de hoje é para você, dono de pets; aprenda como fazer Frontline caseiro contra pulgas e carrapatos; previna-se!


Aprenda a fazer Frontline Caseiro
Aprenda a fazer Frontline Caseiro


Frontline caseiro contra pulgas e carrapatos



As condições climáticas que variam desde a primavera até o verão como calor e umidade são propícias para a reprodução e infestação de pulgas e carrapatos que causam irritação nos nossos amiguinhos e até doenças graves, em alguns casos que levam até a morte do animal. E engana-se o dono que pensa que é preciso uma grande infestação para transmitir doenças como a Erliquiose e a Babesiose, ambas conhecidas como doenças do carrapato; um único carrapato contaminado é capaz de transmitir a doença e se o bichinho não for tratado a tempo, mata.


A Erliquiose Canina


Doença causada pela bactéria da ordem das rickéttisias, a Erliquiose é transmitida pela picada do carrapato marrom chamado Rhipicephalus Sanguineus contaminado e a manifestação da doença vai depender da quantidade de bactéria transmitida e da imunidade do cão. Outra forma não tanto comum de transmissão da doença é através da transfusão de sangue contaminado.
Uma vez na corrente sanguínea do animal, a bactéria infecta os glóbulos brancos que são as células de defesa do animal. Os sintomas e consequências da infecção são febre, falta de apetite, vômito, diarreia, pneumonia, anemia, emagrecimento, sangramentos, dificuldade respiratória e fraqueza muscular.
O tratamento, quando o diagnóstico é feito a tempo, é feito com antibióticos e em alguns casos é necessário a transfusão sanguínea.

A Babesiose Canina


Doença causada pelo protozoário Babesia, ocorre quando o carrapato Rhipicephalus Sanguineus contaminado pica o cão sadio. O parasita Babesia infecta os glóbulos vermelhos do sangue causando a anemia. Os principais sintomas de um cão infectado pelo Babesia são características típicas de anemia como perda de apetite, desânimo, letargia, icterícia ou palidez nas mucosas. Assim como no caso da Erliquiose, a doença quando descoberta a tempo também é tratada com antibióticos e para os casos mais graves, transfusão sanguínea.

O Frontline


Medicamento simplesmente maravilhoso, em todas as suas versões - atenção para as pipetas, mais recomendadas para as infestações por serem concentradas. O Frontline Plus ataca pulgas e carrapatos em todas as fases de desenvolvimento, ou seja, ovos, pulpa, larva e forma adulta. O Frontline TopSpot somente ataca as formas adultas. O Spray é mais indicado para a prevenção por ser mais fraco.

Linha Frontline
Linha Frontline



Vale ressaltar que o conteúdo aqui publicado não é patrocinado, é uma experiência pessoal nossa com nosso cão, o Teddy, veterinários, lojas de agropecuária onde fazemos compras de medicamentos e alimentos para nosso amiguinho e a tosadora dele, a Viviane. Existem outros medicamentos que fazem efeito bem parecido, mas nós aqui em casa somos mesmo fãs do Frontline. É uma solução mais cara, porém, bem eficaz no controle e prevenção de pulgas e carrapatos e tem uma durabilidade que varia de 03 a 06 meses dependendo do cão e do ambiente.

Mas...e se estiver sem dinheiro? Como cuidar do meu PET?


Frontline caseiro contra pulgas e carrapatos


E quem disse que nunca passamos por essa situação? Lembro-me perfeitamente que meu cachorro, o Teddy pegou pulgas e carrapatos em uma época muito infeliz em minha vida financeira; ficamos desesperados! Foi aí que procurando pela net por alguma solução caseira e obviamente mais barata nos deparamos com essa receita super prática e barata de Frontline caseiro. Por que não tentar? Fizemos como recomendado e hoje temos o prazer de compartilhar essa experiência como nossos leitores: sim, ele funciona!

Lista de materiais:


Lista de materiais Frontline Caseiro
Lista de materiais Frontline Caseiro

Dicas - Passo a passo de como fazer Frontline caseiro contra pulgas e carrapatos:



  • Compre álcool de cereais, é muito melhor do que o álcool comum. Um litro de álcool de cereais custa cerca de R$ 10,00 a R$ 12,00 em casas de produtos naturais;
  • Para as pedras de cânfora, 3 pedras se for da cânfora maior, em formato de quadrado ou 05 se forem da menor, que é redonda;
  • Para o vinagre, use o vinagre branco.
  • Para maior eficácia, deixe as pedras de cânfora dissolverem por completo dentro do álcool somente depois misture os demais ingredientes;
  • Coloque em um borrifador e borrife bastante sobre o pelo do animal, sempre com cuidado para não acertar os olhos do bichinho;
  • Depois de borrifar bem sobre o animal, envolva-o com uma toalha; as pulgas e os carrapatos sairão mortos; é visível.
  • Aplique também no ambiente externo e interno onde vive seu bichinho.



Pronto, está pronto o seu Frontline caseiro; cuide do seu PET!


Bom, pessoal, por hoje é só, espero que tenham gostado!
Quem tiver alguma outra solução caseira para cuidar dos nossos bichinhos nesse verão posta aqui, ok?

Até a próxima!



Por Andréia Miranda

4 comentários:

  1. gostaria de saber se pode ser com outros tipos de alcools.

    ResponderExcluir
  2. Claudia Santos, o álcool de cereais é mais puro, porém, menos agressivo para a pele dos nossos peludinhos, motivo pelo qual é mais recomendado. Nunca tentei com outras versões de álcool não, o resultado com esse foi bem satisfatório!

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza, gostaria de saber se a cânfora não é tóxica para o animal?

    ResponderExcluir
  4. Luciane Giacomassi, bom dia!

    Respondendo a sua pergunta sobre a cânfora... em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela sua visita... quanto à receita, ela não é minha, eu segui à risca as instruções dadas e obtive um excelente resultado, meu cachorro não sentiu nada, mas eu fiz exatamente assim, como publicado, esperei a cânfora dissolver por completo para depois adicionar os outros ingredientes... A única recomendação que eu faço é que o produto seja aplicado em lugar fresco e ventilado e que tome cuidado para não atingir os olhos do bichinho (cuidado com as partes íntimas também). Com o meu, que é um poodle grande deu super certo.
    Ah! A solução fica realmente com um cheiro forte, motivo pelo qual recomendo que seja aplicado em local ventilado e longe de pessoas alérgicas, com rinite e sinusite. Lembro-me bem que eu, que tenho rinite sofri bastante, mas valeu a pena pelo resultado. Espero que dê certo para você também. Depois comenta aqui o que achou, ok?

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, dúvidas ou sugestões. Mas lembre-se: "gentileza gera gentileza" e isso se aplica ao mundo dos blogs também!